Resultados precisos e criteriosos com poderosos otimizadores!

Um dos grandes legados do avanço computacional (melhores equipamentos e algoritmos mais sofisticados) é a possiblidade de resolver problemas complexos – alguns até mesmo sem solução algébricas determinísticas – através de processamentos e aproximações sucessivas.

Muitos destes problemas são comuns em Engenharia, Administração, Logísticas e até mesmo no dia a dia das pessoas. Veja, por exemplo, dois casos muito comuns para os quais a Angular possui ferramentas prontas para resolvê-los.

ícone de uma agenda

Caso 1

Um comprador/consumidor precisa efetuar a compra de uma lista de itens, por exemplo, de supermercado, material de construção, material escolar ou outros. Certamente, haverá um conjunto de fornecedores que entregará estes itens sob determinadas condições, formas de pagamentos e preços.

A pergunta que surge é: quais itens o consumidor deve comprar de um ou mais fornecedores e quais as formas de pagamentos que devem ser escolhidas de tal maneira que seja pago o menor preço na lista total?


Aparentemente, essa é uma pergunta simples de responder caso tenhamos poucos itens na lista e poucos fornecedores. Porém, se a lista de itens for grande e tivermos um número razoável de fornecedores com diferentes formas de pagamentos, preços e condições mínimas para entrega dos produtos, o problema passa ser muito complexo, o que inviabiliza a melhor decisão sem ajuda computacional.

Faça o teste com uma lista de 10 itens e apenas 5 fornecedores com formas de pagamentos diferentes (com descontos e acréscimos variados dependendo da forma de pagamento escolhida), além de cobrança de frete (alguns podem cobrar ou não) e tente encontrar qual a configuração te fornece o menor preço final. Difícil, não é mesmo? Perceba, então, que o número de itens da lista e o número de fornecedores não precisa ser tão grande assim para tornar o problema complexo!

ícone de uma agenda

Caso 2

Um entregador precisa fazer um conjunto de entregas em diferentes lugares em um único dia.

A pergunta imediata é: qual seria a melhor rota a ser percorrida?


A resposta vai depender de como estão distribuídos estes locais, porém, certamente há algum caminho a ser percorrido para o qual é possível economizar tempo e combustível.

Novamente temos um problema que é simples quando temos três ou quatro locais, mas quando este número aumenta e, dependendo da forma como estão distribuídos os locais, é impossível afirmarmos, sem o auxílio de um software, qual o melhor caminho a ser percorrido.

Com as Heurísticas implementadas em nossos poderosos otimizadores, estas decisões podem ser tomadas da melhor maneira em questão de segundos!

Quer saber mais? Entre em contato conosco!