Produto Mínimo Viável - MVP

Quando temos uma ideia para um novo serviço ou produto, o primeiro impulso é achar que todas as pessoas o aceitariam e o comprariam. Porém, ao apresentarmos esta nova ideia para algumas pessoas, poderemos encontrar opiniões distintas, pois algumas dirão que é impossível a implementação do produto/serviço ou que a ideia não será de interesse de ninguém, enquanto outras a aceitarão e terão as mesmas impressões que você.

Ao longo dos últimos anos, após implementar algumas novas ideias no mercado, notamos que é muito difícil prever o sucesso de um novo produto ou serviço.

Esta dificuldade não se apresenta apenas para quem está iniciando um negócio pequeno, pois, até mesmo as empresas consolidadas e maiores, com grande financiamento para estudar o mercado, criam produtos que não conseguem boa aceitação e, consequentemente, não obtém rentabilidade. Ou seja, o investimento financeiro e a otimização dos processos não são capazes de garantir o sucesso de um produto.

homem manipulando uma bola de cristal com um gráfico dentro

Quando se trata do lançamento de novos produtos por empresas já consolidadas ou de produtos e serviços oferecidos por novas ideias (pelas startups), existe a necessidade de velocidade para colocá-los no mercado.

Mas como gerenciar os riscos inerentes ao desenvolvimento de novos produtos ou serviços e a incapacidade de garantir o sucesso de aceitação do mercado?

desenho de um boneco se equilibrando em uma gangorra entre o risco e a estratégia

Como uma possível solução para este problema, aqui na Angular Tecnologias adotamos a estratégia de liberar no mercado um produto preliminar com parte dos recursos do produto final, geralmente contendo o conjunto de características principais que possa atender às necessidades que se supõe imediatas para resolver uma demanda de determinado segmento de mercado.

A este produto simplificado, que é implementado de maneira rápida e com baixo custo, dá-se o nome de MVP (Minimum Viable Product), em português Produto Mínimo Viável.

A abordagem do MVP te permite testar uma ideia e verificar se é de fato viável um investimento maior em capital e tempo, ou seja, é uma maneira de minimizar os riscos para criar novos produtos e serviços. Essa metodologia é ótima para as Startups, pois viabiliza uma noção ampla da aceitação da nova ideia através do feedback dos usuários, mas sem gastar muito tempo ou dinheiro.

gráficos 3D sobre o desenho de uma lâmpada e gráficos planos. Sobre o papel há uma caneta


Design Thinking

Ferramenta de aprendizagem iterativa com foco puramente no ser humano que permite criar soluções que proporcionem experiências de consumo excepcionais para o clientes finais.

Processo de Melhoria Contínua

Mudança gradual do produto ou serviço focada em aumentar a eficiência e/ou a eficácia da solução a partir de feedbacks dos clientes e de pesquisa e desenvolvimento internos.